Realizar manutenção sistema de incêndio é um serviço importante para evitar falhas nos equipamentos durante emergências. Afinal, essas situações podem colocar em risco a segurança das pessoas e causar danos materiais ao patrimônio.
Diante da importância da manutenção sistema de incêndio, a Ramaal dedicou este post para falar sobre o assunto. A seguir, saiba como é realizado esse serviço e onde encontrar a melhor empresa para fazer manutenção em seus equipamentos de combate as chamas!
Antes de mais, saiba a diferença entre os tipos de manutenção
Para ajudá-lo a compreender como é realizado serviço de manutenção sistema de incêndio, vamos diferenciar os dois principais tipos de manutenção: corretiva e preventiva.
Manutenção corretiva
É um serviço destinado ao conserto de algum componente do sistema de incêndio que tenha apresentado falhas ou desgastes, seja durante a utilização dos equipamentos, seja após avaliação do técnico durante a manutenção preventiva.
Manutenção preventiva

Por outro lado, a manutenção preventiva é um serviço que acontece de maneira periódica, isto é, programada. Isso porque, serve para que o técnico especializado em sistema de incêndio avalie as condições dos equipamentos, bem como defina se há necessidade de consertar ou substituir alguma peça desgastada.
Diante disso, a manutenção sistema de incêndio preventiva evita que os equipamentos parem de funcionar repentinamente, colocando em risco as pessoas e o imóvel. Com todos os componentes do sistema em bom estado, as chamas são controladas com eficiência e rapidez.
Agora veja como é realizado esse serviço
Vamos esclarecer de maneira objetiva como é realizada manutenção sistema de incêndio, então dividimos este tópico em três assunto principais. Veja só:
Periodicidade da manutenção sistema de incêndio
O tempo para fazer manutenção sistema de incêndio varia entre três meses a um ano, conforme cada tipo de instalação. Esse período é definido pelas Instruções Técnicas (IT) do corpo de bombeiros de cada estado.
De qual maneira a manutenção deve ser feita

A maneira adequada para realizar manutenção sistema de incêndio também está disposta no IT. Entre as principais atividades a serem desenvolvidas pelo profissional durante o serviço, estão:
- limpeza de detectores de fumaça;
- aferição de alarmes, sprinklers, hidrantes, mangueiras, portas corta-fogo, extintores e muito mais;
- conserto ou restauração de componentes;
- substituição de peças por outras que atendam as normas técnicas do corpo de bombeiros.
Quem está habilitado para fazer o serviço
A manutenção sistema de incêndio deve ser realizada por profissionais com amplo conhecimento e experiência no setor. Além disso, a empresa responsável pelo serviço deve dispor de infraestrutura para executar as tarefas e garantir segurança às instalações.
Conte com a Ramaal na hora de fazer manutenção sistema de incêndio
Há mais de 33 anos no mercado, a Ramaal é o lugar certo onde fazer manutenção sistema de incêndio em São Paulo. Para entregar o melhor resultado aos nossos clientes, dispomos de tecnologia de ponta, instrumentos para teste e aferição dos sistemas, corpo técnico qualificado e parceria com os mais renomados fabricantes de equipamentos nacionais e importados.
Fale conosco e garanta a proteção do seu imóvel!
Para ter acesso a mais conteúdo como este, continue acompanhando o blog Ramaal. Até o próximo post!